segunda-feira, 11 de março de 2013

A Grécia no fundo do poço ou o poço é mais fundo?

(Grécia) PIB do país recuou 5,7% no quarto trimestre e 6,4% no acumulado do ano. No acumulado dos últimos 6 anos o recuo do PIB já chegou a mais de 20%.

Será este o fundo do poço ou o poço ainda é mais fundo?

Com a política da Troika (Plano de Austeridade do Banco Central Europeu e FMI), o dinheiro só serviu para salvar os credores, diga-se, bancos. Pois o país vai de mal a pior.

Não entendo como alguns colegas economistas dizem que no longo prazo a economia voltará a crescer como toda esta austeridade nos gastos públicos. Nenhum país sobrevive com apenas 3% de déficit público em relação ao PIB do país. Veja o caso do Brasil, o déficit hoje chega a 60% do PIB. Nos Estados Unidos passam de 100% do PIB, agora, querer que os membros da Eurozone tenham apenas 3% é impraticável.

Ou se injeta dinheiro no consumo doméstico e também em novos investimentos públicos e privados no país, ou a Grécia estará cada vez afundando mais. Lembramos que em muitos países da Europa não há o jeitinho brasileiro para a sobrevivência, isto é, o mercado informal, com camelôs, vendedores de porta em porta, bicos aqui, ali. Muitos destes países possuem uma economia fechada, onde quem não tem seu contrato de trabalho, não tem mais o que fazer, o que dificulta ainda mais a recuperação econômica do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário