sábado, 28 de julho de 2012

Carros saem de linha e funcionários também!

Neste mês a GM do Brasil encerrou a produção da Zafira, Meriva e Corsa Hatch. Os modelos eram produzidos na planta industrial de São José dos Campos. Infelizmente, não foram só estes modelos de automóveis que deixaram de ser produzidos, a planta industrial também foi desativada por ser antigo demais. Parte dos funcionários foram realocados para outra planta industrial na mesma área, esta produzindo a S10, porém, boa parte dos metalúrgicos ficaram sem trabalho.

Isto pode ocorrer com outras plantas automotivas antigas e acontece com frequência no meio industrial. Cidades pólo se desenvolvem como nunca, multiplicam seu PIB por 3, mas até quando? Se a companhia investir em nova planta de produção, ótimo, se resolver encerrar a produção e migrar para outro pólo? Atualmente não só países competem entre si por novos investimentos, mas também os estados competem. Onde exista mão-de-obra mais barata e ao mesmo tempo uma infra-estrutura mínima para a logística, lá investirão.

O problema com os metalúrgicos da GM da planta de São José dos Campos é, onde irão trabalhar? Se não  quiserem migrar para outras cidades e trabalhar em outras montadoras, terão que mudar de profissão. A não ser que o mercado automotivo volte a ficar aquecido e mais turno de trabalho sejam criados para suprir a demanda existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário