Somente no primeiro trimestre de 2011, os brasileiros gastaram no exterior nada menos que US$ 4,3 bilhões de dólares. O governo está reclamando desta conta. Ora, com o Real sobrevalorizado como está, as viagens internacionais sempre terão prioridade, ao invés do turismo interno. Atualmente é mais barato ir para o caribe do que ir para o nordeste brasileiro. Os preços dos hotéis na Europa são mais baratos que hotéis inferiores dentro do Brasil.
Todos dólares são enviados para fora, o que não é nada ruim, pois diminuiu a quantidade de dólares no mercado interno. Lei da Oferta e Demanda. Quando a oferta de dólares está muito grande, o Real se valoriza ainda mais. Como o governo quer evitar que o Real se valorize ainda mais, os gastos dos turistas no exterior beneficiam o país no quesito câmbio, mas diminuem a movimentação econômica interna.
Quanto a ir para o exterior, infelizmente, é melhor mesmo do que fazer turismo interno. O país sofre graves problemas sociais na área de violência, turista não quer ser assaltado, roubado, etc, quer passear tranquilo, E tanto no Caribe, como Europa, Austrália e EUA, os índices são muitas vezes menores que o que temos por aqui. Os Europeus estão preferindo ir para a Tailândia do que para o Brasil, pois lá não há a violência daqui.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
Índice de desemprego subestimado do IBGE
É incrível como certos cálculos estatísticos são feitos para não mostrar a realidade. Segundo o IBGE. a taxa de desemprego em Março ficou em 6,6%, somando apenas 1,5 milhões de pessoas desempregadas em todo o país. A Espanha que tem praticamente 1/4 da população do Brasil está com 48 milhões de habitantes, e 13 milhões de desempregados, com índice de 20%. Se o índice do IBGE fosse de 20% teríamos apenas 4,54 milhões de pessoas desempregadas, num universo de 200 milhões de brasileiros. Por que o 20% da Espanha é tão diferente do 20% no Brasil? Toda a diferença se baseia nas formas de como são calculados os índices. No Brasil se você está desempregado há 1 ano, mas nos últimos 15 dias não procurou emprego, até porque não teve nenhum anúncio da área de qualificação da pessoa, ela não é considerada desempregada. Além do mais, é baseada na região metropolitana de 6 capitais braseiras, como que o Brasil se restringisse a apenas 6 grandes cidades.
Outra diferença é que o brasileiro sabe se virar de forma informal para não passar fome. Enquanto em vários países europeus o trabalho informal praticamente não existe!
A mesma forma de cálculo que mascara a realidade é como é calculado a inflação oficial pelo órgão do governo. Ela é sempre a menor comparada com outros índices de outros institutos.
Depois ainda falam da Presidente Cristina Kishner, da Argentina, que manipula os índices do IBGE deles.
Outra diferença é que o brasileiro sabe se virar de forma informal para não passar fome. Enquanto em vários países europeus o trabalho informal praticamente não existe!
A mesma forma de cálculo que mascara a realidade é como é calculado a inflação oficial pelo órgão do governo. Ela é sempre a menor comparada com outros índices de outros institutos.
Depois ainda falam da Presidente Cristina Kishner, da Argentina, que manipula os índices do IBGE deles.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Subir o preço da gasolina? Por quê?
O preço da gasolina no RS bateu a casa dos R$ 3,00 na maioria das cidades. Passando este valor para dólar (cotação de R$ 1,58), temos o valor de US$ 1,899 o litro. Os Estados Unidos importam 50% do petróleo que consomem, e em Seatle, de acordo com informação de um amigo que mora lá e é americano, custa US$ 3,95 o galão. Sabendo que o galão tem 3,6 litros, o preço por litro lá é de apenas US$ 1,097.
Com todo preço do barril de petróleo a mais de US$ 100,00, os norte-americanos pagam apenas R$ 1,734 o litro da gasolina comum. Quanto nós pagamos o galão? Você já calculou? US$ 6,83, apenas 72% a mais.
Pior é saber que a Petrobrás irá sim, aumentar os preços da gasolina. Iremos pagar valores pra lá de absurdos.
Eu irei continuar abastecendo meu carro na Argentina, por lá continua custando de R$ 1,80 a R$ 2,00 a super, e completando com 4 ou 5 litros de álcool no Brasil, porque a gasolina Argentina não possui álcool, é puríssima, e os motores brasileiros que vêm com injeção regulada para a gasolina chinela brasileira (25% de álcool no mínimo) batem pino com gasolina pura, pois acelera o "ponto" do motor. Daqui há pouco irei resetar a injeção do meu carro e quando ligar ele novamente, com gasolina pura dentro, ele se auto-regula para o combustível que estiver no tanque. Um amigo fez isso com um Vectra e ficou 100%.
Com todo preço do barril de petróleo a mais de US$ 100,00, os norte-americanos pagam apenas R$ 1,734 o litro da gasolina comum. Quanto nós pagamos o galão? Você já calculou? US$ 6,83, apenas 72% a mais.
Pior é saber que a Petrobrás irá sim, aumentar os preços da gasolina. Iremos pagar valores pra lá de absurdos.
Eu irei continuar abastecendo meu carro na Argentina, por lá continua custando de R$ 1,80 a R$ 2,00 a super, e completando com 4 ou 5 litros de álcool no Brasil, porque a gasolina Argentina não possui álcool, é puríssima, e os motores brasileiros que vêm com injeção regulada para a gasolina chinela brasileira (25% de álcool no mínimo) batem pino com gasolina pura, pois acelera o "ponto" do motor. Daqui há pouco irei resetar a injeção do meu carro e quando ligar ele novamente, com gasolina pura dentro, ele se auto-regula para o combustível que estiver no tanque. Um amigo fez isso com um Vectra e ficou 100%.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Preços dos carros no Brasil X Preços no Canadá
Afinal, quem são verdadeiramente ricos? Os canadenses ou os brasileiros? Ora, a resposta mais lógica e óbvia você daria: são os canadenses. Mas quando comparamos os preços dos carros no Brasil (em dólares americanos) e os preços dos carros no Canadá, descobrimos que ricos mesmo, são os brasileiros, que conseguem pagar preços absurdos pelo mesmo carro vendido lá fora. Além de tomar empréstimos com juros médios de 22% ao ano para a compra de automóveis zero km, ante juros na faixa de 3 a 5% no Canadá.
Ao assistir o campeonato de Curling, que se realizou no Canadá, vi propaganda da Ford canadense com o endereço do site de lá. Fiquei curioso e entrei. Ao me deparar com preços tão baixo fiquei indignado!
O New Fiesta, recém lançado no Brasil e que está sendo vendido a US$ 32.088,00 preço inicial, enquanto no Canadá o preço parte de US$ 13.600,00 (R$ 21.488,00). Pagamos 135% mais caro. O Ford Focus, versão superior à vendida no Brasil, com design mais moderno, está por US$ 16.734,00 (R$ 26.439,00), enquanto no Brasil o mesmo veículo sai por US$ 40.767,00 (R$ 64.411,00) - versão com os mesmos equipamentos que a vendida no Canadá, nada menos que 143% mais caro.
O luxuoso Ford Fusion V6, tem seu preço no Brasil em US$ 65.417,00 (R$ 103.358,00), enquanto no Canadá ele sai por US$ 20.918,00 (R$ 33.050,00). Absurdos 212% a mais!
O que dizer então do potente Mustang GT V8, conversível, que no Canadá sai por apenas US$ 24.056,00 (R$ 38.008,00) enquanto no Brasil, os importadores independentes vendem ele por nada menos que US$ 159.908,00 (ou R$ 252.655,00). Uma diferença de 564%.
Afinal quem é rico? Os brasileiros ou os canadenses? Pagamos valores absurdos por carros considerados "iniciais" para os padrões internacionais, mas cujos preços no Brasil são de carros de alto luxo no exterior.
Mesmo com a renda muito mais baixa do Brasil, o brasileiro consegue pagar o financiamento de seu automóvel com juros altos.
E viva a carga tributária brasileira!
Ao assistir o campeonato de Curling, que se realizou no Canadá, vi propaganda da Ford canadense com o endereço do site de lá. Fiquei curioso e entrei. Ao me deparar com preços tão baixo fiquei indignado!
O New Fiesta, recém lançado no Brasil e que está sendo vendido a US$ 32.088,00 preço inicial, enquanto no Canadá o preço parte de US$ 13.600,00 (R$ 21.488,00). Pagamos 135% mais caro. O Ford Focus, versão superior à vendida no Brasil, com design mais moderno, está por US$ 16.734,00 (R$ 26.439,00), enquanto no Brasil o mesmo veículo sai por US$ 40.767,00 (R$ 64.411,00) - versão com os mesmos equipamentos que a vendida no Canadá, nada menos que 143% mais caro.
O luxuoso Ford Fusion V6, tem seu preço no Brasil em US$ 65.417,00 (R$ 103.358,00), enquanto no Canadá ele sai por US$ 20.918,00 (R$ 33.050,00). Absurdos 212% a mais!
O que dizer então do potente Mustang GT V8, conversível, que no Canadá sai por apenas US$ 24.056,00 (R$ 38.008,00) enquanto no Brasil, os importadores independentes vendem ele por nada menos que US$ 159.908,00 (ou R$ 252.655,00). Uma diferença de 564%.
Afinal quem é rico? Os brasileiros ou os canadenses? Pagamos valores absurdos por carros considerados "iniciais" para os padrões internacionais, mas cujos preços no Brasil são de carros de alto luxo no exterior.
Mesmo com a renda muito mais baixa do Brasil, o brasileiro consegue pagar o financiamento de seu automóvel com juros altos.
E viva a carga tributária brasileira!
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Governo Dilma eleva carga tributária no embalo das medidas para frear queda do dólar
O IOF (Imposto sobre operações financeiras) passou de 1,5% para 3% para as pessoas físicas que forem tomar qualquer tipo de empréstimo. Ao longo da semana o governo foi elevando a alíquota do IOF para diversos segmentos relacionados à entrada de dólares do exterior no país. Só que na carona disso tudo, elevou o IOF sobre empréstimos. Então, o consumidor que for pegar empréstimo para compra de um veículo ou servidor público que for tomar empréstimo consignado em folha, irá pagar o dobro de imposto para o governo. Se você pegou um empréstimo de R$ 1.000,00, o valor total a pagar antes era de R$ 1.015,00, agora será de R$ 1.030,00.
Isto é elevação de carga tributária no embalo das medidas para frear a queda do dólar.
Irá restringir o crédito? De maneira alguma, quem precisa de um empréstimo, vai continuar tomando emprestado e pagando mais caro por isso. Além das altas taxas de juros que temos, como sempre, a mais alta do mundo!
Isto é elevação de carga tributária no embalo das medidas para frear a queda do dólar.
Irá restringir o crédito? De maneira alguma, quem precisa de um empréstimo, vai continuar tomando emprestado e pagando mais caro por isso. Além das altas taxas de juros que temos, como sempre, a mais alta do mundo!
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Medidas para conter dólar baixo são inúteis - entenda o motivo
As medidas do governo federal para conter o dólar baixo são completamente inúteis, elevar IOF para empréstimos obtidos no exterior por parte dos bancos para período inferior a 24 meses? Não serve para nada. Ocorre que enquanto tivermos uma taxa interna de juros em 11,75% ao ano e a taxa de juros dos países emergentes e for 1/3 disso, grandes quantias de dólares continuarão a entrar no país. Onde você investiria seu dinheiro? Onde pagam 3, 4% ao ano ou onde pagam 11,75%? A responsta é óbvia. Dólares demais no mercado, sobrevalorizam o Real.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Governo prepara edital para redefinir concessão de mais de duas mil linhas rodoviárias pelo país
Primeiramente, quero dar meus parabéns ao governo federal que finalmente vai licitar inúmeras linhas de ônibus regulares em todo o país. Mas o problema que existe atualmente não é nas linhas interestaduais, mas sim nas intermunicipais (dentro dos estados). A tarifa nos estados do Km rodado é em média 30% mais caras que as tarifas dos interestaduais. Numa linha entre Porto Alegre e São Paulo, por exemplo, o transporte rodoviário tem como concorrente o transporte aéreo. Mas dentro dos estados, que concorrência existe para as empresas? Nenhuma. No interior do RS, quais as linhas regionais aéreas competem diretamente com as empresas de ônibus? Nenhuma. São meia dúzias de pequenos aeroportos com passagens aéreas custando 500% mais que o meio rodoviário. Gasto de gasolina para Porto Alegre exatamente o que gastaria viajando de ônibus executivo (R$ 135,00). Isso que meu carro faz em média 13km/l na estrada, imagine um carro que faz 16 ou 17 km/l ? Gastará o equivalente a ônibus convencional, com bancos duros e apertados. Por que não pode existir duas empresas por cidade no mesmo tipo de transporte? Isso ocorre em algumas linhas do estado do Paraná, que fazem Foz do Iguaçú - Cascavel - Curitiba. São 2 empresas que prestam o serviço, com concorrência feroz, ônibus fantásticos e serviço de bordo muito melhor que de empresas aéreas. No ônibus executivo servem refrigerantes em lata, sanduiches, etc. No executivo das empresas do RS o único diferencial é um copo de água! Enquanto no PR os ônibus são de 2 andares, no RS não existe nenhuma linha dentro do estado com ônibus deste tipo. Está na hora do DAER do RS é fazer igual o governo federal e abrir licitação, pois são concessões emergenciais que existem há décadas e sem licitação!
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