Somente no primeiro trimestre de 2011, os brasileiros gastaram no exterior nada menos que US$ 4,3 bilhões de dólares. O governo está reclamando desta conta. Ora, com o Real sobrevalorizado como está, as viagens internacionais sempre terão prioridade, ao invés do turismo interno. Atualmente é mais barato ir para o caribe do que ir para o nordeste brasileiro. Os preços dos hotéis na Europa são mais baratos que hotéis inferiores dentro do Brasil.
Todos dólares são enviados para fora, o que não é nada ruim, pois diminuiu a quantidade de dólares no mercado interno. Lei da Oferta e Demanda. Quando a oferta de dólares está muito grande, o Real se valoriza ainda mais. Como o governo quer evitar que o Real se valorize ainda mais, os gastos dos turistas no exterior beneficiam o país no quesito câmbio, mas diminuem a movimentação econômica interna.
Quanto a ir para o exterior, infelizmente, é melhor mesmo do que fazer turismo interno. O país sofre graves problemas sociais na área de violência, turista não quer ser assaltado, roubado, etc, quer passear tranquilo, E tanto no Caribe, como Europa, Austrália e EUA, os índices são muitas vezes menores que o que temos por aqui. Os Europeus estão preferindo ir para a Tailândia do que para o Brasil, pois lá não há a violência daqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário