terça-feira, 5 de abril de 2011

Governo prepara edital para redefinir concessão de mais de duas mil linhas rodoviárias pelo país

Primeiramente, quero dar meus parabéns ao governo federal que finalmente vai licitar inúmeras linhas de ônibus regulares em todo o país. Mas o problema que existe atualmente não é nas linhas interestaduais, mas sim nas intermunicipais (dentro dos estados). A tarifa nos estados do Km rodado é em média 30% mais caras que as tarifas dos interestaduais. Numa linha entre Porto Alegre e São Paulo, por exemplo, o transporte rodoviário tem como concorrente o transporte aéreo. Mas dentro dos estados, que concorrência existe para as empresas? Nenhuma. No interior do RS, quais as linhas regionais aéreas competem diretamente com as empresas de ônibus? Nenhuma. São meia dúzias de pequenos aeroportos com passagens aéreas custando 500% mais que o meio rodoviário. Gasto de gasolina para Porto Alegre exatamente o que gastaria viajando de ônibus executivo (R$ 135,00). Isso que meu carro faz em média 13km/l na estrada, imagine um carro que faz 16 ou 17 km/l ? Gastará o equivalente a ônibus convencional, com bancos duros e apertados. Por que não pode existir duas empresas por cidade no mesmo tipo de transporte? Isso ocorre em algumas linhas do estado do Paraná, que fazem Foz do Iguaçú - Cascavel - Curitiba. São 2 empresas que prestam o serviço, com concorrência feroz, ônibus fantásticos e serviço de bordo muito melhor que de empresas aéreas. No ônibus executivo servem refrigerantes em lata, sanduiches, etc. No executivo das empresas do RS o único diferencial é um copo de água! Enquanto no PR os ônibus são de 2 andares, no RS não existe nenhuma linha dentro do estado com ônibus deste tipo. Está na hora do DAER do RS é fazer igual o governo federal e abrir licitação, pois são concessões emergenciais que existem há décadas e sem licitação!

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