quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BC sede às pressões e baixa taxa de juros em 0,5%

Analista de mercado não gostaram do BC ter baixado em 0,5% os juros, pressão que o governo vinha fazendo sobre o Banco Central. Acham que a independência do BC ficou abalada. A questão toda é que a inflação está em alta, com a meta anual ultrapassada e uma baixa na taxa de juros poderá aumentar ainda mais a inflação.

A questão da inflação no Brasil é preocupante, pois além de estar crescendo, o mercado acha que com juros altos (por sinal o maior juro real do mundo), a inflação será controlada. Essa afirmativa não é totalmente verdade, existe outros aspectos nos gastos do governo, no déficit das contas públicas que vem gerando essa inflação. Mesmo com juros altos, o brasileiro vai às compras pois está acostumado a pagar juros altos no crediários, empréstimos pessoais, etc. Se subir um pouco mais, não fará diferença no consumo.

Você ja viu alguém deixar de tomar um empréstimo porque o juro mensal subiu de 3% para 3,5%? Eu nunca vi. Temos a cultura de que precisamos, pagamos e pronto. Ninguém deixa de tomar empréstimo, de se afundar no crediário ou cartão de crédito porque os juros subiram. Por isso, no Brasil, alta de juros só serve para o governo pagar bilhões de Reais a mais financiando a dívida.

De certa forma, a redução dos juros básicos em 0,5% foi acertada, pois quanto maior a taxa de juros, maior a entrada de capital especulativo na economia e consequente Real mais valorizado frente ao dólar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário