sexta-feira, 12 de julho de 2013

O perigo da Estag-inflação - Parte 2

Há alguns meses atrás escrevi um artigo aqui no Blog sobre o perigo da estag-inflação, isto é, estagnação econômica com inflação. Hoje venho escrever novamente pois ela tem se confirmado.

O Banco Central elevou mais uma vez a taxa básica de juros em mais 0,5% ao ano, para 8,5% ao ano. O terceiro aumento consecutivo para conter a inflação, num momento em que a economia como a estagnar, com baixo crescimento.

O mês de maio teve retração de 1,4% no PIB em relação à Abril. Isto é péssimo. Certamente no mês que vem teremos o anúncio relativo à Junho, onde a retração será maior, em virtude dos protestos que tomaram conta do país e fizeram o comércio parar por muitos dias seguidos. Tudo isso tem impacto direto na economia.

A desconfiança das agência de risco internacionais quanto à contabilidade pública brasileira, fez o país ter fuga de capitais e o dólar subir mais de 10% em apenas um mês. Maquiagens estão sendo feitas para enganar os analistas, como por exemplo, colocar na contabilidade deste ano lucros de estatais que serão distribuídos somente no ano que vem ou antecipação em mais de 1 ano de royalties. Estão computando o dinheiro sem ele existir, isto é maquiagem contábil, gera quebra de confiabilidade na política econômica brasileira.

O Brasil é um dos poucos países do mundo que consegue ter inflação alta com crescimento pífio.